Dúvidas frequentes

Compra de passagem, cancelamento e remarcação

  1. 1
    Onde posso comprar a minha passagem?
    1. Acesse o nosso site e faça a busca pela localidade e data desejada;
    2. Escolha os horários disponíveis para partida e/ou retorno e a modalidade de serviço desejada – convencional, executivo ou leito;
    3. Após a escolha da poltrona, clique em “Continuar Reserva”;
    4. Preencha o formulário com os dados do passageiro e informações de pagamento;
    5. Clique em “Comprar” para finalizar a compra;
    6. Um voucher será enviado ao e-mail cadastrado no momento da compra;
    7. Apresente o voucher na agência da rodoviária de origem da linha com antecedência mínima de 30 minutos, juntamente com um documento válido com foto (RG, CNH, passaporte ou CTPS);
    8. Troque o voucher pelo bilhete de passagem. Boa viagem!
  2. 2
    Posso cancelar a minha passagem?

    Sim. O cancelamento do bilhete deve ocorrer com antecedência mínima de 3 (três) horas do horário da viagem e será retido 5% do valor da tarifa, a título de multa.

  3. 3
    Posso remarcar minha passagem?

    Bilhetes dentro do prazo de validade podem ser remarcados para a mesma categoria com antecedência mínima de 3 horas, mediante disponibilidade de passagem. Se desejar remarcar para categoria superior, o passageiro deve arcar com a diferença de valor.

  4. 4
    Comprei minha passagem on-line e não retirei o bilhete na rodoviária, o cancelamento da compra será feito automaticamente?

    Não. O bilhete deve ser trocado ou cancelado na rodoviária ou em nosso site com antecedência mínima de 3 (três) horas do horário da viagem. Será retido 5% do valor da tarifa, a título de multa.

Regras de embarque

  1. 1
    Quantos quilos de bagagem eu posso levar?

    Nas linhas Amarelinho você pode transportar gratuitamente até 5 quilos como bagagem de mão, que deve ser colocada no porta-embrulhos acima de sua poltrona, e até 30 quilos no bagageiro do ônibus. Em caso de excesso de bagagem será cobrado do passageiro 0,5% sobre o valor da passagem do serviço convencional.

  2. 2
    É permitido transportar animais nos ônibus?

    O transporte de animais domésticos e silvestres em ônibus rodoviários é permitido, desde que em conformidade com a regulamentação vigente:

    • Os animais devem estar acondicionados em caixas de transportes que respeitem as dimensões e peso do porta-embrulho (em média, 18 centímetros de altura e 5 kg), localizado na parte superior das poltronas;
    • Se a caixa de transporte for maior que o especificado (53 cm x 38 cm x 34 cm), o passageiro deverá adquirir uma passagem para o animal a ser transportado na poltrona ao lado de seu dono;
    • Cães e gatos devem possuir o “Atestado Sanitário para o Trânsito de Cães e Gatos”, emitido por médico veterinário devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de origem do animal. Se tiver idade superior a 90 dias, ele deve estar acompanhado de comprovante de vacinação antirrábica, com data superior a 30 dias antecedentes ao embarque e inferior a um ano (conforme determinação da ANVISA);
    • Animais silvestres, além da GTA (Guia de Trânsito Animal), do atestado de saúde e vacina em dia, devem estar acompanhados de autorização de transporte emitida pelo IBAMA;
    • Caso algum passageiro se incomode com o embarque do animal, ele não poderá prosseguir viagem (com exceção para cão-guia).
  3. 3
    Posso transportar instrumentos musicais?

    Sim, desde que estejam embalados de forma adequada em estojos rígidos. Até 5 quilos e desde que não ultrapassem as dimensões do porta-embrulho podem ser transportados como bagagem de mão.

  4. 4
    Posso transportar minha bicicleta?

    Sim e sem cobrança de bagagem adicional. Cada veículo comporta duas bicicletas, mas essas devem estar limpas, com o selim abaixado, com rodas removidas e presas ao quadro da bicicleta e guidão virado paralelo ao quadro.

  5. 5
    Posso transportar televisores, monitores e computadores?

    Sim, desde que estejam devidamente embalados e protegidos para impactos e trepidações. Também é necessário a apresentação de nota fiscal para itens novos ou de termo de conteúdo para artigos usados.

  6. 6
    Crianças podem viajar sozinhas?

    Não. Crianças até 16 anos incompletos viajam apenas acompanhadas por responsável legal.

  7. 7
    É necessário apresentar algum documento de identidade na hora do embarque?

    Sim. Pessoas a partir dos 12 anos de idade devem apresentar documento oficial com foto e validade em todo território nacional. Os documentos aceitos são:

    • Carteira de Identidade(RG);
    • Carteira Nacional de Habilitação;
    • Carteira de Trabalho;
    • Passaporte Brasileiro;
    • Carteira Profissional emitida por Conselho ou Federação;
    • Registro de Identidade Civil (RIC);
    • Cartão de Identidade Expedido por Ministério ou Órgão subordinado à Presidência da República.

Gratuidades e legislação

  1. 1
    Crianças têm direito à gratuidade?

    Crianças de até 6 anos incompletos, com os responsáveis, têm direito à gratuidade desde que não ocupem poltrona, ou seja, no colo do responsável.

  2. 2
    Crianças podem viajar sozinhas?

    Não. Crianças até 16 anos incompletos viajam apenas acompanhadas por responsável legal.

  3. 3
    Idosos têm direito à gratuidade?

    Sim. Em cada viagem de nossas linhas são destinados duas vagas de gratuidade para idosos com mais de 60 anos e que possuam renda mensal inferior ou igual a dois salários mínimos. Em caso de indisponibilidade de passagens, o idoso tem direito ao desconto de 50% do valor da passagem em veículo convencional. Para requerer o benefício é preciso adquirir o bilhete a partir de 30 dias úteis, até 3 horas antes do início da viagem, e apresentar documento de comprovação de renda:

    1. Carteira de Trabalho e Previdência Social com anotações atualizadas;
    2. Contracheque de pagamento ou documento expedido pelo empregador;
    3. Carnê contribuição para o Instituto Nacional de Seguro Social - INSS;
    4. Extrato de pagamento de benefício ou declaração fornecida pelo INSS ou outro regime de previdência social público ou privado; ou
    5. Documento ou carteira emitida pelas Secretarias Estaduais ou Municipais de Assistência Social ou congêneres.
  4. 4
    Pessoas com Deficiência têm direito à gratuidade?

    Pessoas com deficiência física, mental, visual ou auditiva portadoras do Passe Livre, emitido pelo Ministério dos Transportes, têm direito à gratuidade.

  5. 5
    Jovens têm direito à gratuidade?

    Os portadores da Identidade Jovem têm direito a duas vagas gratuitas em cada veículo e duas com desconto de no mínimo 50%. Para solicitar o benefício deve-se apresentar a Identidade Jovem e documento de identidade oficial com foto até 3 horas antes do início da viagem.

  6. 6
    Em caso de acidentes os passageiros contam com algum tipo de seguro?

    Sim. Em caso de acidentes os motoristas, passageiros e pedestres estão protegidos pelo DPVAT - Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre - e pelo Seguro de Responsabilidade Civil que prevê indenizações por morte, invalidez e despesas médicas.

  7. 7
    É necessário apresentar algum documento de identidade na hora do embarque?

    Sim. Pessoas a partir dos 12 anos de idade devem apresentar documento oficial com foto e validade em todo território nacional. Os documentos aceitos são:

    • Carteira de Identidade (RG);
    • Carteira Nacional de Habilitação;
    • Carteira de Trabalho;
    • Passaporte Brasileiro;
    • Carteira Profissional emitida por Conselho ou Federação;
    • Registro de Identidade Civil (RIC);
    • Cartão de Identidade Expedido por Ministério ou Órgão subordinado à Presidência da República.